A Guarda Civil de Contagem está oferecendo aos profissionais atividades físicas na modalidade circuito funcional. A iniciativa é dos integrantes graduados em educação física que implantaram a modalidade, além das que já são realizadas pela corporação.
A Guarda Civil de Contagem já realiza continuamente atividades físico/esportivas no início dos plantões de trabalho, que são realizadas no clube Arvoredo. Agora, a ideia é realizar dentro do horário laboral do agente, atividades com o intuito de buscar o bem estar, pois o exercício físico contribui para liberação da serotonina e endorfina, o hormônio do “bem estar”, que ajuda a elevar o humor e trazer mais qualidade de vida.
Desta forma, o profissional trabalha com mais energia, evita o estresse e melhora o condicionamento físico.
De acordo com o comandante Wedisson Luiz, o comando da Guarda Civil incentiva os agentes a praticarem atividade física. “Acreditamos que o profissional saudável tem um desempenho superior durante o trabalho. Da mesma forma, a prática esportiva também melhora o relacionamento com os colegas e com a família”, afirma.
Os gerentes da Guarda Civil de Contagem, Emerson da Silva e Luciano Alves, criaram o circuito funcional para o condicionamento físico. “As atividades acontecem três vezes por semana durante duas horas, distribuídas em 40 minutos de atividades físicas entre: alongamento, funcional, método tabata, bootcamp e circuitos. Após esse período, o tempo é livre para práticas esportivas de peteca, futebol, piscina, caminhada e corridas”, comenta Emerson Silva.
Segundo o médico Francisco Cuellar, da Medicina do Trabalho da Prefeitura de Contagem, a prática de exercícios físicos regulares é de suma importância para o ser humano. “Ela melhora a capacidade cardiorrespiratória e promove o desenvolvimento muscular e ósseo do esportista. Como o guarda trabalha com atividades físicas constantes, é fundamental para ele ter condicionamento físico, cardiorrespiratório e muscular”, ressalta.
A prática de exercícios físicos regulares promove também bem estar psíquico devido à liberação de endorfinas no cérebro. “O Guarda Civil veste o colete balístico, o armamento e outros acessórios que juntos pesam em torno de 6 quilos, em uma carga horária de 12 horas, com escala de plantões. Por isso, é fundamental que o guarda tenha bom condicionamento físico. A prática de atividades físicas irá evitar problemas na coluna, nos quadris e joelhos. É importante também alternar os exercícios entre aeróbicos e musculares, principalmente, pelas características do trabalho da guarda: correr, saltar obstáculos e carregar peso do fardamento”.
A atividade física é altamente benéfica na redução do estresse. O estresse não só dificulta o sono, mas também prejudica suas funções imunológicas e de raciocínio. A atividade física é um tratamento eficaz para depressão e ansiedade que são problemas de saúde mental sério e não se deve ignorá-los.
A busca pela prática de exercícios físicos pode ser motivada pelo cuidado com a saúde, pela melhora da estética corporal, para o gasto de energia, entre tantos outros fatores. Os tipos de exercícios e alongamentos que causam esse efeito são diversos, movimentos simples que podem ser feitos em qualquer lugar, até em casa, com acompanhamento de um profissional da saúde.